fbpx

A prática de atividades físicas é muito importante para todas as pessoas, especialmente para aquelas que estão em fase de desenvolvimento. Neste momento, as aulas de Educação Física são ótimas aliadas e têm contribuído imensamente na formação de indivíduos saudáveis. Mas, você sabe quais benefícios elas trazem de fato?         

Após a saída do Ensino Infantil, os alunos, em sua grande maioria, já possuem um extenso conhecimento em relação ao seu corpo. Porém, o professor da área em questão (Educação Física), encarregado de estimular a percepção motora e cognitiva, continua trabalhando maneiras diferentes de auxiliar no desenvolvimento de seus alunos.

No Ensino Fundamental, as atividades trabalhadas dentro da escola estimulam algumas funções, as principais são:

– Psicomotricidade (funções motoras e psíquicas como consequência da maturidade do sistema nervoso);

– Percepção do corpo no espaço;

– Coordenação óculo-manual (uso simultâneo dos olhos e as mãos);

– Coordenação óculo-pedal (uso simultâneo dos olhos e pés);

– Orientação espacial;

– Organização espacial;

– Estruturação espaço-temporal;

– Esquema corporal;

– Valências físicas (equilíbrio, força, velocidade, flexibilidade, coordenação, capacidade rítmica);

– Aprimoramento das percepções (acuidade visual, acuidade auditiva, acuidade gustativa e olfativa e tato);

– Trabalho em grupo;

– Desperta o interesse pela prática de exercícios.

Exercitar-se vai muito mais além do que somente favorecer o desenvolvimento das habilidades anatômicas dos alunos, afinal, ela também ajuda na aquisição do conhecimento em áreas diversas, além de desenvolver a interação e a participação individual e coletiva, que geralmente ocorrem através de atividades práticas recreativas.

Fontes:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/a-importancia-da-educacao-fisica-no-ensino-fundamental/51842

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/a-importancia-pratica-educacao-fisica-no-ensino-fundamental-I.htm