fbpx

O hábito de ler torna-se cada vez mais presente em nosso cotidiano ao passar dos anos e, com a chegada dos vestibulares, a quantidade de livros e textos que lemos aumenta significativamente. Agora aqui vai uma curiosidade: você sabia que a ação de ler compreende alguns estágios pelos quais passamos e, por serem naturais, nem nos damos conta? Hoje, vou contar um pouco mais sobre essas etapas.

  • A primeira é chamada de decodificação, que nada mais é do que a compreensão dos símbolos escritos e a relação dos mesmos com seus significados.
  • A segunda, é chamada compreensão. Neste momento, o leitor já consegue identificar o sentido do texto, estrutura, gênero e contexto. E, ao final da leitura, o leitor consegue resumir, em poucas palavras, a ideia principal do que foi lido. Mas, atenção, neste estágio ainda não é possível enxergar além do que está explícito.
  • A interpretação é o terceiro estágio. Neste momento, o leitor consegue compreender o que não está explícito no texto. Além disso, neste momento o leitor torna-se mais crítico, sabendo expressar suas ideias e afirmando se concorda ou não com elas, pois já possui argumentos concretos.  
  • O último estágio e não menos importante é chamado de retenção. Esta fase requer que o leitor seja capaz de reter dados que acabaram de serem vistos e relacionar os mesmos com informações já possuídas.

E aí? Você já conhecia esses processos? Muito bacana, não é mesmo?


FONTES:

https://cursos.escolaeducacao.com.br/artigo/diferentes-n-veis-de-leiturahttps://moz.buzz/conheces-os-4-niveis-da-leitura/