fbpx

Faltando pouco menos de um mês para o Enem e para os principais vestibulares, será que ainda dá para recuperar o tempo perdido e obter bons resultados?

Para o coordenador de Química do Grupo Etapa, João Pitoscio, quem deixou para estudar na última hora deve identificar os conteúdos de cada matéria com os quais tenha mais afinidade e usar o tempo para entender bem esses assuntos. “Não é o momento de focar nos temas mais complexos”, explica Pitoscio. A poucas semanas das provas, é mais vantajoso para o aluno garantir o acerto em questões sobre tópicos que ele já sabe do que perder tempo e energia tentando entender temas difíceis.

O candidato também deve ver provas anteriores para identificar os assuntos que mais aparecem em cada matéria e priorizá-los na revisão final. Para cada uma das disciplinas existe um conjunto de temas mais recorrentes. A prova de Linguagens do Enem, por exemplo, exige bastante interpretação de texto. Aliás, essa é uma das habilidades que os estudantes precisam desenvolver para enfrentar qualquer questão.

“Todo vestibular é feito da mesma maneira: leitura e interpretação de texto. O aluno tem que ler a questão, interpretar e resolver. Muitas vezes, a própria pergunta dá uma indicação de resposta, ou então traz alternativas absurdas que devem ser descartadas. Uma boa leitura das questões e uma boa interpretação de texto podem ajudar muito nessa hora”, lembra Pitoscio.

Exercícios “mais quentes”

As dicas do professor para os seus alunos do Intensivão do Curso ETAPA — modalidade de cursinho que tem início a um mês do Enem e a sete semanas da Fuvest — são semelhantes. Os estudantes passam por um panorama geral de tudo o que é cobrado em determinados assuntos e, depois, focam na resolução exercícios considerados mais quentes, isto é, que têm mais chances de cair nos vestibulares.

“Na maioria das vezes, os vestibulares não passam por mudanças radicais ao longo dos anos, por isso quem está estudando por conta própria pode prestar atenção nas provas anteriores para ter uma ideia do que será cobrado”, destaca Pistoscio.

Ritmo de estudo

Se você deixou mesmo para estudar na última hora, é importante utilizar todo o tempo disponível e manter o seu ritmo de estudo, mesmo entre diferentes vestibulares. Por exemplo, se suas prioridades são as provas do Enem (nos dias 5 e 12 de novembro) e a Fuvest (1ª fase em 26 de novembro), é importante continuar estudando entre as três datas.

Um dia antes das provas, no entanto, o mais aconselhável é descansar. O candidato pode usar a véspera dos exames para visitar o local de provas, por exemplo, e se certificar de que sabe como chegar para evitar atrasos. “Vestibulares são exaustivos. O aluno tem de estar descansado. Se ele ficar até o último minuto lendo, vai faltar energia para resolver as questões. Minha dica é: mantenha o ritmo, mas desacelere na véspera”, aconselha Pitoscio.

Fonte:  G1